O registro de marca é um dos cuidados mais importantes para proteger o patrimônio de uma empresa. Quando esse cuidado é colocado em prática, ela pode gerar lucros por meio da exploração indireta ou direta no mercado.
A marca é a ligação principal entre a empresa e o cliente, além de ser uma forma de identificação e também de diferenciação com outras. Segundo as regras, não é preciso anexar a atividade da empresa no formulário, mas ela pode ser solicitada a qualquer momento.
Existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração antes de registrar a sua marca, e é sobre eles que vamos falar a seguir. Acompanhe!
Por que registrar a marca é importante?
Quando você faz o registro da sua marca, essa é a única maneira de proteger a sua empresa de forma legal contra possíveis copiadores e contra a concorrência. Além disso, é possível ganhar mais espaço no mercado.
Para fazer o registro, primeiro é necessário procurar pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e fazer a solicitação, que será de acordo com as leis e outras regras administrativas do órgão.
Quando a empresa possui uma marca registrada, o proprietário passa a ter direito de uso exclusivo sobre ela em todo o país, podendo expandir para outros.
Com isso, caso o seu serviço ou produto seja um grande sucesso, é possível estar assegurado de forma legal pelo direito de usufruir de vantagens e explorar os benefícios do registro da marca.
Mesmo que esse registro envolva custos, é um investimento para a empresa, e não deve ser visto como uma despesa. Qualquer pessoa jurídica ou física que estiver exercendo atividade efetiva e legal pode solicitar o registro da sua marca. Ela possui validade de 10 anos, mas podem ser prorrogáveis.
O que é preciso analisar antes de fazer o registro?
Antes mesmo de fazer a solicitação do registro da sua marca é preciso observar alguns pontos, tais como:
Consultar marcas registradas
Antes de pensar em um nome ou marca para o seu registro, é interessante pesquisar para saber se não existe outra empresa já registrada no INPI.
A prioridade é sempre da empresa que solicitou o registro da marca primeiro, mesmo que esse processo ainda não esteja finalizado.
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Saiba o setor da sua marca
Existem alguns setores que permitem que uma mesma marca seja registrada para diferentes atividades. Podem existir marcas de hotéis, eletrodomésticos e cigarros com o mesmo nome, por exemplo.
Saiba a natureza e características da sua marca
Você precisa classificar a sua marca antes de solicitar o registro, se é um serviço, produto, marca de certificação ou coletiva, por exemplo.
Se informe sobre as taxas
Outro ponto interessante é que existem taxas referentes ao registro da marca, e você precisa pagá-las. Uma é na entrada do pedido e a outra é quando você recebe o registro. Outras taxas também podem ser solicitadas durante o processo.
Com a solicitação em andamento, sempre lembre-se de acompanhar o processo que pode durar até dois anos. O INPI poderá solicitar outros documentos e esse pedido é levado ao público para oposição, e quando os técnicos fazem a análise, é possível chegar à conclusão do pedido indeferido ou deferido.
Registrar sua marca é muito importante para se destacar no mercado e trazer segurança para os seus clientes. Se quiser saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas!