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7 riscos de não registrar sua marca

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Existem muitos riscos que envolvem a falta de registro da sua marca. Muitas empresas atualmente possuem problemas com o processo de registro, e por isso, o mais indicado é poder contar com um profissional que possa auxiliar nessas questões.

Se você está pensando em registrar a sua marca, mas ainda não colocou esse plano em prática, saiba que diversas consequências podem ser geradas e trazidas para a sua empresa por conta disso.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os riscos de não registrar sua marca para que você possa fazer isso o quanto antes. Confira a seguir:

Registro de Marcas e Patentes

Como dissemos, existem alguns problemas que podem estar relacionados a falta de registro de sua marca. São eles:

1. Utilizar a marca de outra empresa

Um dos riscos mais comuns de não registrar sua marca é estar usando a marca de alguma empresa que já exista. É muito comum empresas que desejam se registrar não fazerem uma pesquisa prévia de nomes e de registros no INPI antes de escolherem qual o nome para a sua empresa.

O ideal é sempre pesquisar no INPI para ter a certeza de que não existe nenhuma outra marca com o mesmo nome que você deseja usar.

2. Uma empresa pode registrar antes de você

Outro risco que você pode correr quando não registra sua marca é que outra empresa pode registrar antes de você, fazendo com que você tenha que “brigar” pelo direito de utilizar aquele nome.

Mesmo que você esteja há mais tempo no mercado, outra empresa pode entrar com o pedido para registrar o nome antes de você e sua empresa terá que lutar pelo direito.

3. Ter que trocar de nome

Como dissemos, o risco que você corre ao não registrar a sua marca, além de ter uma empresa que faça isso antes de você, é ter que trocar o seu nome por conta disso.

Isso pode trazer desconforto para os seus clientes, principalmente se você já fez a divulgação da empresa.

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4. Pagar indenizações

Se o nome da sua marca estiver sendo utilizado por outra empresa, caso você não tenha registro, poderá pagar indenizações e infrações por conta disso.

Essa situação pode levar a um processo por parte da outra empresa, o que pode acabar manchando a reputação da sua marca.

5. Traz prejuízos financeiros

As indenizações e infrações que você poderá pagar são bem altas, e além disso, você corre o risco de ter que trocar tudo o que envolve a divulgação da sua empresa, como fachada, logo, banners, cartão de visita e muito mais, gerando prejuízos financeiros.

6. Não ter direito sobre a marca

Segundo a Lei da Propriedade Industrial, a empresa que registra a sua marca primeiro, tem direito sobre ela, e com isso, outra pessoa não pode se registrar com o mesmo nome.

7. Traz desconfiança dos consumidores

Se você já teve o trabalho de divulgar a sua marca nas redes sociais, por exemplo, seus clientes passam a te conhecer por esse nome, e quando você o altera, isso pode gerar desconfiança e dúvidas sobre o seu trabalho, o que não é interessante para a empresa.

Não corra o risco de não registrar a sua marca, faça isso o quanto antes para evitar problemas.

Se precisar de ajuda, fale com um de nossos especialistas.