Muito conteúdo sobre Registro de Marcas e Patentes

Estudo de caso Como Empresas obtém sucesso com o serviço de Registrar sua Marca

Divulgue esse artigo

Sumário

O Registro de Marca é muito importante para qualquer empresa, não importando o seu tamanho ou área de atuação, certamente evitar prejuízos enormes.

Ingressar com um pedido de marca garante a proteção do bem empresarial e impede o seu uso indevido. Saiba como a Empresa Y obteve sucesso com o serviço de registrar a sua marca.

👉🏻 Veja 7 benefícios exclusivos que apenas os clientes da Modal Marcas possuem.

Confira o porquê você deve contratar uma empresa especialista em marcas e patentes.

Processo de registro de patente

Registrar sua marca é muito importante e evita muitas dores de cabeças bem como prejuízos que podem inviabilizar financeiramente a sua empresa.

Existem muitos riscos de não registrar a sua marca, entre eles utilizar a marca de outra empresa, pagar indenizações e ter que usar outra marca.

Desta forma, todo o tempo e dinheiro investido em identidade visual pode ter sido em totalmente em vão.

processo de registro de marca é complexo e repleto de variáveis bem como possíveis complicações, por isto é importante que a sua empresa contrate uma empresa com experiência em marcas e patentes, como Modal Marcas.

Um pedido de registro de marca deve ser protocolado perante o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, autarquia federal ligada ao Ministério da Economia.

Compete ao INPI conceder, ou negar, os direitos e garantias de criadores, inventores e possuidores de marcas. Além da marca, outros sinais, como forma de produto, nome, letras e desenhos entre outros podem ser protegidos.

Importante destacar que o registro da empresa perante a junta comercial não é o suficiente para proteger a marca, pois nome empresarial e marcas são institutos diferentes. É possível ter o nome empresarial registrado e outra empresa possui a marca com o mesmo nome.

Como é feito o registro de uma marca

Através do preenchimento de um formulário próprio e a entrega de documentos contendo a imagem e demais elementos da marca o processo de registro de marca começa no INPI.

Um requisito obrigatório é o pagamento da GRU e impostos, que podem variar conforme o tipo de marca a ser registrada e as características de cada caso.

Como se trata de um processo complexo e por ocorrem muitos pedidos de registro de marcas no Brasil seguir algumas etapas facilita o processo e evita problemas desnecessários.

Somente em 2020, o INPI recebeu aproximadamente 275 mil pedidos para abertura de novas marcas.

Trata-se de um processo que se torna muito mais fácil e rápido se feito com orientação profissional. Estima-se que marcas podem levar até 12 anos para serem analisadas se não orientadas.

Uma das recomendações é realizar um acompanhamento semanal da Revista de Propriedade Industrial – RPI para poder cumprir prazos e diligências impostas pelo INPI.

Caso contrário, o esgotamento do prazo pode resultar na rejeição do pedido.

Um passo para garantir o sucesso do processo é realizar uma pesquisa de marca para verificar se a marca já não está sendo usada por outra empresa.Acesse nosso site para falar com um especialista.