Muito conteúdo sobre Registro de Marcas e Patentes

Descubra como Registro de Marca pode impactar no seu negócio

Divulgue esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sumário

A marca é um dos bens mais importantes e valiosos para uma empresa por diversos motivos, como a criação e os custos envolvidos no processo. Isso também acontece pelo fato de que se trata de algo que criará uma ligação entre a empresa e o público que utiliza os seus serviços e produtos.

Portanto, levando em consideração a importância que a marca possui para qualquer negócio, é necessário prestar atenção no registro dela e no que pode acarretar caso isso não seja feito da forma correta, porque pode causar impactos negativos à empresa no futuro.

Ao falar de marca, aqui, serão considerados todos os aspectos envolvendo-a, tanto a palavra quanto os símbolos e as figuras relacionadas a ela, que serão usados para identificação. Portanto, entenda a seguir como o registro da marca pode impactar o seu negócio!

Quais são os riscos que a falta de registro da marca pode causar?

A marca é essencial para qualquer empresa. Ela será o principal elo de ligação entre o negócio e o público para o qual ele é destinado. Além disso, ela servirá como uma identificação do empreendimento, que o diferencia dos demais do mesmo segmento.

Portanto, a falta de registro da marca pode acarretar em alguns problemas para a sua empresa. Leve em consideração que antes da marca estar pronta, são necessários vários processos de criação, desenvolvimento. Com isso, são feitos gastos para tal.

Ao final, se a marca não estiver registrada, existe a possibilidade de que todo o esforço e os gastos tenham sido em vão porque o negócio pode receber uma notificação extrajudicial por estar usando uma marca que foi registrada antes por outro.

Assim, de nada adiantará criar e desenvolver toda uma marca e identidade e construir uma ligação com potenciais clientes se esta poderá ser desfeita totalmente por esse erro. Por si só, isso já mostra o quanto é importante realizar o registro.

Diante desse risco, existe a possibilidade de que a empresa perca tudo relacionado à sua identidade e seja proibida de utilizar a marca.

Estes são alguns dos prejuízos financeiros, mas a marca pode sofrer além com questões como o posicionamento no mercado. Imagine que este tipo de situação pode vir a ocorrer após construir uma cartela de clientes.

Assim, eles já criaram uma identificação com a marca, com toda a identidade criada para ela e outros tantos aspectos. Isso poderá causar uma grande confusão no público também.

Além disso, mudança pode provocar estranhamento e até mesmo insegurança dos clientes em permanecer usando o serviço. Isso afetará diretamente a credibilidade do seu negócio.

Portanto, independente do porte da empresa é importante contar com o registro da marca. Por mais que pareça um procedimento difícil, pode ser feito contando com o apoio de empresas especializadas em realizar esse tipo de serviço.

O registro na Junta Comercial protege minha marca?

Existe uma confusão em relação ao registro de marca e o registro que é feito na Junta Comercial. Vale destacar que este é um órgão governamental que tem como objetivo registrar as atividades das empresas e isso é feito a nível estadual.

Neste local, a empresa poderá obter o Número de Identificação de Registro de Empresa. Este cadastro dará uma proteção ao negócio, mas não a que se busca através do registro de marca. Esse é o número que garantirá a emissão do CNPJ da empresa.

Portanto, o registro feito na Junta Comercial somente garantirá a proteção de alguns aspectos. Entre eles, o nome empresarial, e isso se dá apenas a nível estadual. Assim, por mais que haja essa proteção, o cadastro feito no órgão em questão não é a mesma coisa que o registro de marca.

A importância do registro INPI

Se o registro feito na Junta Comercial, o NIRE, não protege a sua marca existe outro registro que deve ser feito: o INPI. Ele é importante para garantir o tipo de proteção que falta ao negócio, impedindo que a marca seja usada por outros.

Portanto, só será declarado como dono de da marca o negócio que estiver registrado através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Este é o registro necessário.

Dessa forma, ele será feito através do INPI, ele que formalizará este aspecto e dará ao proprietário o uso exclusivo do nome escolhido. Isso será válido em todo território nacional. O cliente poderá optar pagar um valor à mais caso deseje que o registro tenha validade em outros países.

Ao final do período estipulado, é preciso que o dono da marca faça a renovação dela para garantir a proteção. Caso o registro não seja feito no tempo estipulado pelo órgão, a marca voltará a ficar disponível para que outros possam usar. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre contato através do site !

EMPRESA ESPECIALIZADA EM MARCAS E PATENTES

Solicite um orçamento sem compromisso preenchendo o formulário abaixo

Possui empresa aberta?
Quantidade de Funcionários

Mais conteúdo sobre Registro de Marcas e Patentes