5 Benefícios de garantir exclusividade ao Registrar Marca
O Registro de Marca, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas um documento que fica guardado na gaveta.
Em Timbó Grande temos aproximadamente 7.941 habitantes e um mercado que sempre busca por inovações e crescimento. Assim, exige um esforço constante de seus empresários na busca por ofertar melhores serviços e produtos.
O Registro de Marca é fundamental para qualquer negócio que queria se destacar em Timbó Grande ou em qualquer outra cidade do Brasil. Afinal, ele é um fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
Além disso, com tantas empresas sendo criadas todos os dias, as chances de encontrar outra empresa com o mesmo nome, logotipo ou a mesma combinação de ambos é muito alta.
Correr riscos desnecessários é dispensável para qualquer empresário que queria crescer e se estabelecer no mercado.
Proteger o nome ou a marca da empresa é muito importante para que você evite problemas futuros.
Se você não registra sua marca, consequentemente não é o dono dela. Além disso, e se outra empresa utilizar e registrar essa mesma marca antes de você, pode exigir que pare de continuar à usá-la.
Ao registrar sua marca, você recebe um certificado de registro (válido como uma escritura de um imóvel) e passa a ter direito sobre a marca, podendo vender, licenciar produtos, franquear a marca e outras coisas.
Ou seja, o registro de marcas só te traz vantagens!
Conhece alguém que precisa Registrar a Marca em Timbó Grande?
Divulgue esse conteúdo!
Como funciona
Antes de se iniciar qualquer processo de marca e essencial que seja feita uma busca previa no INPI, verificando se a marca semelhante ou igual não existe no mercado.
Ao se depositar a marca e emitido um protocolo já com número de processo definitivo, o qual será também o número de registro quando a marca for concedida. A partir da data desse protocolo se dá início a prioridade da marca no mercado.
Após aproximadamente 45 à 60 dias a marca é publicada pelo INPI. a partir desse momento, abre-se prazo de 60 dias para que se sintam incomodados com a marca entrarem com medidas cabíveis contra essa. Para amenizar isso fazemos a prévia busca da marca, verificando o que existe no INPI.
Em cerca de 24 meses, não ocorrendo nenhum processo fora do trâmite normal, a marca é aprovada, abrindo prazo de 60 dias para recolhimento das taxas federais. Essa etapa essencial para a validação da marca.
Após ser deferida e recolhidas as taxas federais, a marca é concedida, sendo válida por 10 anos, com a expedição do certificado de registro oficial do INPI. Mesmo com a concessão, existe ainda a possibilidade de uma contestação administrativa, cabendo recurso e defesa. Após essa, a marca deve ser utilizada no mínimo duas vezes ao ano da forma com que foi requerida junto ao INPI, garantindo assim a proteção do registro dentro do decênio.
O Registro de Marca, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas um documento que fica guardado na gaveta.
Você imaginaria que uma marca reconhecida internacionalmente não se preocuparia se uma pequena empresa local, de outro país, utilizasse alguma referência a sua marca?
Um dos patrimônios mais importantes de uma empresa está na sua marca, visto que é ela que entrega a identidade para uma empresa e é por ela que os clientes e possíveis consumidores poderão se identificar e reconhecer.
A escolha de uma marca é muito importante para uma empresa, trata-se de um momento que pode evitar diversos problemas futuros.
O Registro de Marca é muito importante para qualquer empresa, não importando o seu tamanho ou área de atuação, certamente evitar prejuízos enormes.
Desenvolver um aplicativo pode ser muito lucrativo, mas isso envolve um processo burocrático dentro da Playstore.
Cadastre-se para receber nossa Newsletter!
Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o Registro de Marcas e Patentes.