Muito conteúdo sobre Registro de Marcas e Patentes

O que você não sabia sobre Proteção de Marca: Entenda a importância

Divulgue esse artigo

Sumário

Imagine abrir uma empresa, dar duro para fidelizar clientes e construir um negócio de sucesso, para que então um concorrente copie a sua marca e acabe com todo o trabalho de anos. Muitos empresários consideram irrelevante ou apenas mais uma burocracia, mas o registro de marca é fundamental para garantir que os seus esforços gerem resultados.

Para Proteger a Marca é preciso compreender que o registro de marca é o mecanismo legal mais importante. Ela garante ao dono do negócio todos os direitos de usar esse nome em seus produtos, serviços e peças publicitárias, sem ser plagiado por outros competidores no mercado.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo onde selecionamos tudo o que você não sabia sobre proteção de marca, de modo a entender a sua importância. Confira!

O que é Proteção de Marcas?

Proteção de Marca nada mais é do que registrar uma marca diante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ela protege a sua empresa de cópias de concorrentes, e garantem a exclusividade do seu nome no mercado.

Uma das coisas mais importantes, que poucas pessoas sabem, é que esse registro é válido em todo o território nacional, mas que pode ser expandido para mais de 100 países. Isso se deve ao fato de que o Brasil é signatário da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP), que se dedica à proteção intelectual de obras.

Nesse sentido, um dos exemplos mais atuais é da cantora Ludmilla, que viu seu projeto “Numanice” ser ameaçado, uma vez que outra pessoa fez o registro da marca, retirando da artista os direitos de uso.

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o Registro de Marcas e Patentes.

O que você não sabia sobre proteção de marca

proteção de marca ajuda a sua empresa a se posicionar de maneira concreta no mercado. Ela serve e é útil para negócios de todos os portes, afinal, mesmo que você seja um microempreendedor, não irá querer perder o direito sobre o seu próprio nome.

A sua reputação é seu maior ativo

reputação da marca é um ativo fundamental para se posicionar com relevância no mercado. Afinal, os clientes precisam lembrar e confiar no seu nome.

Imagine que uma empresa copiou o seu nome e identidade visual para vender produtos similares aos seus, mas de baixa qualidade.

Tenha certeza. O cliente poderá não saber a diferença entre o original e o fake, e no final das contas, você é quem mas sai perdendo.

Escalabilidade do negócio

Para escalar a sua empresa será necessário realizar o registro de marca. Afinal, quanto maior você for, mais pessoas tentarão copiar o seu sucesso para fazer algum lucro.

O ideal é fazer o Registro de Marca ainda no começo do negócio, de modo a garantir que a sua ideia original é só sua. Ou ainda, garante que você está, de fato, criando algo novo.

Lembre-se que, pode não ser má fé. Alguém, em algum lugar, pode ter uma ideia igual a sua. Nesse caso, ganha quem fizer o registro oficial primeiro. Acesse a nossa página e converse com nossos especialistas para compreender como podemos ajudá-lo no processo!

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o Registro de Marcas e Patentes.

Mais conteúdo sobre Registro de Marcas e Patentes

Como aumentar as vendas na Black Friday

Como aumentar as vendas na Black Friday

Uma das datas mais importantes para quem atua na área de vendas está chegando: a Black Friday. Muitos consumidores esperam ansiosos por essa data, visando as promoções mais atrativas de produtos e serviços.

Leia mais »